text-1645732479644.png

NUNCA FOI TÃO FÁCIL APRENDER SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.


14 de maio | Instituto Politécnico de Setúbal

Da informação à ação. Um evento para todas os/as jovens do ensino superior que querem contribuir de forma ativa e positiva na transição climática.

O Climate U é um evento gratuito promovido pela Comunidade de jovens LIDERA que pretende informar, capacitar e ativar estudantes do Ensino Superior para a ação climática. Um evento para quem quer pôr em prática as suas competências e capacidades académicas ao serviço desta causa.

Em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, este projeto foi desenhado para que estudantes dos mais diversos backgrounds académicos possam ter acesso a informação de forma simples para que, futuramente, a possam integrar nas suas carreiras profissionais, independentemente do caminho que venham a escolher. 

Esta edição do Climate U vai realizar-se no dia 14 de maio, no Instituto Politécnico de Setúbal, e terá a duração de um dia.

Este evento é para ti se:
* És estudante do ensino superior;
* Procuras saber mais sobre as alterações climáticas;
Pretendes valorizar o teu CV com conhecimentos cada vez mais procurados por empregadores;
Queres ter acesso à network de alguns dos/as jovens mais ativos e ativas no combate às alterações climáticas.

PROGRAMA

INFORMAR

Na primeira parte do evento vais receber um conjunto de informação científica (mas não complexa!), validada e atualizada, em dois tópicos essenciais relacionados com as alterações climáticas para perceberes o ponto em que nos encontramos e como podemos ultrapassá-lo.

08:45 - 09:00 | Acreditação

09:00 - 09:30 | Welcome session
   LIDERA
- Marta Brazão
   I.P. de Setúbal - Carlos Mata

   Gulbenkian - Rosário Palha

09:30 - 09:50 | Ice-break

09:50 - 10:50 | Ciência Climática 101 - Francisco Paupério (Data Scientist)

10:50 - 11:05 | Coffee-break

11:05 - 12:05 | Des-car-bo-ni-zar - Catarina Roseta Palma (Docente iscte business school)

CAPACITAR

Nas sessões "Capacitar" vais ter a oportunidade de desenvolver duas competências que pretendem desafiar a forma como pensas, fazes diagnósticos e constróis soluções. Vais aprender a desconstruir problemas complexos através do Pensamento Sistémico e a definir uma estratégia com o apoio da Teoria da Mudança.

12:05 - 13:05 Pensamento Sistémico - Alexandra Lichtenberg (Consultora Sustentabilidade)

14:05 - 15h05 | Teoria da Mudança - Tomé Salgueiro (Professor assistente NOVA SBE)

AGIR

Na última parte do evento, vais receber uma boa dose de inspiração por parte dos e das jovens que já estão a contribuir para a mitigação das alterações climáticas, nas mais diversas atuações. Nestas sessões, os oradores e oradoras vão partilhar contigo o seu dia-a-dia e algumas dicas sobre o seu trabalho. No final serás desafiado/a a resolver um case study em grupo!

15:05 - 16:35 (*)

16:35 - 18-05 (*)

*Deverás escolher uma opção para cada uma das sessões

Após o evento, a título facultativo, terá lugar o eco-passeio local, onde será dada a possibilidade de conhecer algumas dinâmicas promovidas pelo IPS num percurso de cerca de 20 a 30 minutos a pé

Vamos a isso?

IPS-01.png

14 de maio

Um evento powered by

LIDERA PB.png

Supported by

FCG_01_FundacaoCalousteGulbenkian_BRN_04.png
IPS_lettring_branco-01.png